Conheça Azul, jogo de tabuleiro lançado pela Galápagos

Azul, jogo de tabuleiro criado pelo designer Michael Kiesling, é elegante, descontraído e com um belo apelo visual. O board game apresenta uma proposta inusitada – convida os participantes a competirem entre si como verdadeiros artistas dedicados ao assentamento de azulejos.

A seguir, contamos mais detalhes sobre esse board game incrível, simples e essencialmente estratégico.

Conheça o objetivo do jogo

Com uma premissa abstrata, o jogo está envolto na deslumbrante temática da cerâmica introduzida na Península Ibérica pelos Mouros. Após visita à cidade de Alhambra, na Espanha, o rei português D. Manuel I fica extasiado com a beleza do revestimento e ordena que o Palácio Real de Évora seja decorado com azulejos semelhantes.

azul jogo de tabuleiro

O objetivo do board game, em suma, é acumular pontos à medida em que o participante vai compondo padrões com as peças coloridas do jogo (os azulejos). Dessa forma, é possível criar um mosaico de cerâmica para revestir o Palácio Real de Évora e, assim, impressionar o rei D. Manuel I.

Azul, jogo de tabuleiro que concorre ao prêmio alemão Spiel des Jahres de 2018, traz um livro de regras bem escrito, claro e objetivo, que em nada deixa a desejar. Além disso, suas peças possuem um design impecável – é difícil ficar indiferente à beleza e requinte dele.

Confira as especificações básicas

Lançado pela Galápagos no final de 2017, Azul é um jogo de estratégia que se assemelha ao Tetris e que pode ser jogado por 2 a 4 participantes. As partidas duram de 30 a 45 minutos e, no Brasil, sua classificação é de 14 anos.

azul jogo de tabuleiro

O board game oferece uma mecânica bastante fluída e simples, propondo muita interação entre os jogadores. São duas possibilidades de jogabilidade apresentadas: uma versão básica, perfeita para ser jogada em família, e um modo mais avançado, que abre espaço para uma estratégia mais pesada e ousada.

azul jogo de tabuleiro

Descubra quem é Michael Kiesling

Michael Kiesling é um designer de board games vencedor de dois Spiel des Jahres, importante prêmio alemão atribuído a jogos contemporâneos. Kiesling é conhecido por sua coautoria na aclamada trilogia de jogos Tikal, Java e Mexica, que também levam o nome de Wolfgang Kramer.

E aí, o que achou do texto de hoje? Se você já conhece Azul, jogo de tabuleiro inspirado nos incríveis azulejos do Palácio Real de Évora, deixe-nos um comentário sobre suas impressões!

Queremos saber a sua opinião