Saiba como preservar suas cartas por muito mais tempo

Se você curte para valer os jogos de Trading Card Game, como Pokémon TCG, Yu-Gi-Oh! e Magic: The Gathering, provavelmente sabe que é muito importante preservar suas cartas. Afinal, não tem nada pior para um colecionador do que ter em seu acervo cards encardidos, amassados, rasgados e, consequentemente, desvalorizados.

Seja por desleixo, falta de informação ou até mesmo por ser um iniciante no TCG, alguns colecionadores simplesmente não sabem como preservar suas cartas adequadamente. Por isso, no post de hoje vamos apresentar 4 dicas bem simples para você conservar sua coleção por muito mais tempo. Vamos lá?

Utilize acessórios para preservar suas cartas

Essa é a primeira e mais importante dica: não deixe de utilizar acessórios para preservar suas cartas! Você pode evitar muitos problemas apenas utilizando shields, por exemplo. Existem ainda alguns fichários e caixas específicas para armazená-las. Ao utilizar esses produtos, com certeza suas cartas durarão mais.

Ah, não deixe de adquirir um playmat! Alguns jogadores acham que esse é apenas um acessório de luxo. Mas, além de definir o seu espaço na mesa, o playmat mantêm sua cartas limpas e evita possíveis danos em suas cartas por atrito. Com ele, você não precisa se preocupar se a mesa do seu amigo ou de alguma loja estão sujas.

Não arraste suas cartas na mesa

Para que seus adversários não vejam seus cards, muitos jogadores arrastam as cartas sobre a mesa. Essa é uma prática bem comum entre muita gente e, definitivamente, uma péssima ideia – mesmo se você utilizar um shield. Além de provavelmente arranhar a carta, existe a possibilidade de amassá-la e ainda rasgá-la.

Por isso, basta trazer o card com muita cautela para perto de você sem encostar na mesa. A dica pode parecer óbvia e até boba, mas muitos jogadores cometem esse erro – em especial os inciantes.

preservarcartas2

Vale a pena ter um cuidado especial ainda com ascartas foil, principalmenteas de Pokémon. Por conta da umidade do ar, elas são as que mais envergam com o tempo, sempre. E uma vez que a carta entorta, dificilmente retorna à sua forma. Sendo assim, mantenha essas cartinhas sempre no shield, tudo bem?

Não coma ou beba perto de seus cards

Você está jogando por horas e, de repente, bate aquela fome e você precisa comer um salgadinho ou um chocolate. Tudo bem, só não faça isso perto das suas cartinhas. Esqueça de manuseá-las enquanto estiver comendo ou bebendo algo – mesmo se for água, viu? O risco de danificar os cards é grande!

Caso a carta fique engordurada por algum descuido, você pode limpá-la com um pedaço de algodão embebecido em um pouquinho (mesmo!) de álcool. Há quem prefira utilizar um punhado de talco para fazer a limpeza. Honestamente, achamos mais seguro.

Guarde as cartas sempre no mesmo lugar

É importante que você tenha um local especial para armazenar seus cards: com uma boa ventilação e longe da umidade e do sol. Lembre-se que as cartas são feitas de papel e, por esse motivo, são sensíveis e muito frágeis. Uma mudança climática ou o contato com a poeira podem alterar suas formas ou ainda suas colorações para sempre. Lembre-se disso!

Agora que você já conhece as nossas dicas para preservar suas cartas por muito mais tempo, que tal conhecer os acessórios da Loja Spellbox? Acesse aqui nosso site e confira todos os produtos disponíveis!

E não deixe de conferir outros posts sobre Trading Card Games neste link Até a próxima!

Queremos saber a sua opinião