Saiba tudo sobre Fate RPG, um jogo flexível e com regras simples!

Uma das coisas superlegais do RPG é poder conceber livremente diversos mundos, cenários e personagens. Há quem prefira criar tudo do zero, algo que seja único e totalmente original. Se esse é o seu caso, você precisa conhecer o Fate RPG, um jogo flexível que tem uma premissa bem legal: seja quem quiser, onde quiser e como quiser.

Com um estilo semelhante ao de GURPS, o RPG contém um sistema de regras bem descomplicado, que não possui restrições e permite que os jogadores explorem diversos tipos de gêneros. Ficou curioso? Então, confira o post a seguir para saber tudo sobre esse game!

Saiba como funciona o Fate RPG

Como dissemos acima, o Fate RPG apresenta um sistema bem simples, que não traz cenários e ambientações, mas vai servir como um livro de regras gerais adaptável em qualquer universo. Em suma, ele é totalmente genérico, maleável e consegue atender bem às expectativas de jogadores novos e experientes.

Com base no sistema FUDGE (Free-form Universal Donated Gaming Engine), o jogo traz como diferencial o uso de Dados Fate, com seis lados e símbolos de + (mais), – (menos) e faces em branco. Existe também a possibilidade utilizar o Baralho Fate, que é uma alternativa aos dados diferentões do RPG.

faterpg2

A liberdade na concepção das personagens também chama atenção – no RPG, a criação está pautada unicamente na descrição de características. As partidas iniciam com três a cinco pessoas, que terão direito a uma ficha de personagem e ainda algumas folhas de papel que servirão para anotações.

Conheça as mecânicas básicas do RPG

Em Fate RPG, nos deparamos constantemente com “aspectos” – eles estão presentes em absolutamente tudo dentro do jogo. Podemos dizer que os aspectos são frases que descrevem algo único ou notável sobre qualquer coisa existente: cenário, consequências, personagens, impulsos etc.

Para fica claro, exemplificamos a seguir. Você pode criar um andarilho que se ofende por pouca coisa, imaginar uma floresta com uma mata fechada ou descrever características específicas sobre alguma consequência decorrida de conflitos – um nariz quebrado, um facada na barriga ou uma traição.

Não podemos deixar de mencionar os Pontos de Destino, que também são relevantes durante as partidas. Eles representam recursos importantes dentro do game e vão determinar o quanto alguém pode ser influente dentro da história que criou.

Confira os livros da franquia

No Brasil, Fate RPG é publicado pela Editora Sonar. Existem quatro livros disponíveis. São eles:

  • Fate Básico: que apresenta as regras do RPG e suas mecânicas;
  • Fate Acelerado: uma versão condensada do livro básico, com regras mais simples para narrar uma história rapidamente;
  • Fate Ferramentas do Sistema: um suplemento dos livros antecessores;
  • Projeto Memento: traz um cenário de investigação com elementos sobrenaturais.

faterpg3

A franquia foi originalmente publicada em 2013 nos Estados Unidos pela Evil Hat Productions e conquistou muita gente – foi uma dos dez RPGs mais jogados de 2014. No mesmo ano, venceu várias categorias do Ennies (premiação anual da Gen Con de RPG de mesa): Melhor Jogo (Ouro – FATE), Melhor Sistema de Regras (Ouro – FATE), Melhor Jogo para Família (Ouro – FAE) e Produto do Ano (Prata – FATE).

No post de hoje, mostramos a premissa do Fate RPG e suas características básicas. Você pôde ver que a mecânica do jogo é simples, divertida e bastante moldável – o que permitirá que os participantes criem muitas aventuras de complexidades distintas.

Curtiu o texto de hoje? Então, aproveite para conferir os cinco jogos de RPG mais famosos do mundo nerd!

Queremos saber a sua opinião