Dice Forge, jogo competitivo de dados customizáveis

Cada vez mais os entusiastas de boardgames no Brasil têm mais opções na subcategoria de “Dice Games” ou jogos de dados. Com lançamentos recentes como Star Wars Destiny, ou clássicos como a linha Dice Masters, os jogos com essa mecânica têm sido frequentes.  O Dice Forge surge nesse nicho, trazendo uma novidade: dados com faces intercambiáveis, inaugurando uma mecânica única com dados customizados, que que você constrói o seu próprio dado.

Detalhes da caixa do Dice Forge:

 

Dice Forge foi desenvolvido por Régis Bonnessée e com arte de Bibouno o jogo começa simples, os jogadores ( de 2 a 4),  competem em um torneio celestial para tornarem-se semideuses, rolam seus dados para andar com seus pinos em um tabuleiro e assim coletam recursos. Esses recursos por sua vez podem ser gastos para “forjar” novas faces em seus dados, trocando por exemplo a face 2 por uma face 4, ou uma face 1 por uma face 6, e assim por diante. As faces se encaixam e desencaixam de um dadinho especial customizável, tornando os rolamentos futuros ainda maiores.

Dados do Dice Forge têm faces customizáveis

Mecanica de faces do Dice Forge

A estratégia torna-se especialmente desafiadora conforme os jogadores progridem pelo tabuleiro, decidindo como irão melhorar seus dados. Colocar as melhores faces em um mesmo dado? Focar em coletar shards de sól ou lua que permitem comprar cartas com poderes especiais. Gastar seus recursos agora para melhorar seus próximos rolamentos, ou guarda-los para conseguir melhorias ainda mais potentes no futuro? A questão é sempre: qual é a melhor estratégia já que seu o tempo é limitado?

Além dos lindos dadinhos customizáveis, da belíssima arte do tabuleiro e cartas, Dice Forge oferece uma jogabilidade quase frenética, já que a todo o momento, incluindo nos turnos dos adversários, todos os jogadores rolam seus dados. E o jogo progride rapidamente, tendo foco em um misto de sorte e estratégia, focado em uma experiência mais leve e fácil de aprender; em comparação com similares da categoria “Dice Games”. As partidas levam em média meia hora, no máximo 40 minutos. Com idade recomendada a partir dos 10 anos.

Mecanica de faces do Dice Forge
Proporção dos dadinhos

Desenvolvido pela empresa francesa Libellud, Dice Forge tem uma incrível atenção aos detalhes que podem ser comprovados tanto na qualidade dos componentes do jogo e da caixa, quando na belíssima arte. Não é por menos, já que a Libellud é a criadora de jogos como Dixit, Loony Quest e Mysterium.

Dice Forge já está disponível em português na Spellbox, e em 2018 foi indicado prêmio de melhor jogo, da indústria francesa (As d’Or – Jeu de l’Année), E em 2017 para o prêmio de jogo mais inovador no Golden Geek Awards, entre outros.

Queremos saber a sua opinião