Conheça agora a HQ Lumberjanes, criada e protagonizada por garotas!

Lumberjanes é uma HQ divertida, com cores e traços surpreendentes, ovacionada pela crítica especializada e o melhor: é criada totalmente por garotas. Aliás, a série é muito comprometida com a representatividade feminina! A história foca em um grupo de amigas, de diferentes personalidades, que vivem aventuras bizarras e sobrenaturais em um acampamento de escoteiros bastante incomum.

A princípio, os quadrinhos seriam uma minissérie de apenas oito partes. Porém, o sucesso foi tão grande nos EUA, que virou série mensal, faturou dois Eisner Awards (Melhor Série Estreante e Melhor Publicação para Adolescentes) e dizem que será adaptada para a sétima arte pela 20th Century Fox. Mas, desde de 2016, não saíram mais notícias sobre isso.

No post de hoje, vamos te contar tudo sobre Lumberjanes, suas criadoras e a edição brasileira lançada pela Devir. Vem com a gente!

Conheça a história de Lumberjanes

A HQ conta a história de cinco garotas que vão passar o verão em um acampamentos de escoteiros – o Miss Qiunzella Thiskwin Penniquiqul Thistle Crumpet’s Camp for Hardcore Lady Types (ufa!). De forma absurda e espirituosa, elas enfrentam uma gama de fenômenos esquisitos e criaturas sobrenaturais, como raposas de três olhos, monstros do lago e uma mulher-ursa. Além, claro, de ter que lidar com os dilemas da famigerada adolescência.

lumberjanes

A cada capítulo, sempre divertidíssimo, algo bizarro acontece. Sério! A gente até fica matutando sobre que tipo de pais deixam seus filhos em um lugar tão maluco e singular como esse. Mas, mesmo assim, rola aquela vontade doida de ter ido para um acampamento assim. Quem dera!

Não podemos deixar de falar sobre a personalidade das meninas: Mal, Ripley, Molly, April e Jo. Cada uma tem um jeito especial, único e que vai ganhar seu coração. Você provavelmente vai se identificar com pelo menos uma delas. As protagonistas são personagens fortes, determinadas e, mais do que tudo, são verdadeiramente amigas! Dá gosto de ler uma história assim, viu!?

Ah, foco no nome da série, que é bem legal: Lumberjanes é uma adaptação da palavra em inglês “lumberjack“, que tem o significado de lenhador, uma profissão estritamente masculina. Bacana, não é?

lumberjanes2

Saiba mais sobre as criadoras

Lumberjanes, é escrita por Grace Ellis, conhecida pela HQ Moonstruck, e Noelle Stevenson, que criou Nimona, história super premiada pela crítica especializada. Stevenson, que também é ilustradora e quadrinista, já colaborou com publicações da Marvel, Disney e DC Comics.

Os desenhos, coloridíssimos, vibrantes e incríveis, ficam por conta de Brooke Allen. No vídeo abaixo, ela conta mais sobre a arte da HQ. Confira:

Conheça mais sobre a edição lançada no Brasil

Por aqui, Lumberjanes foi publicada pela editora Devir em 2016, mas só o primeiro livro da série está disponível, infelizmente. A edição em brochura, intitulada “Cuidado com o gatinho sagrado”, traz alguns extras para os brasileiros: capas e esboços das personagens, textos relacionados à HQ e um material vasto para explorar ainda mais essa história maravilhosa.

Bom, esperamos que você tenha curtido a dica de leitura de hoje! Lumberjanes vale a pena ser lida por inúmeros motivos: diversão garantida, episódios absurdos e fantásticos e muita, muita representatividade feminina.

Você já leu essa HQ? Conhecia a história? Conte para nós as suas impressões nos comentários! Até a próxima.