Exercite seu cérebro: descubra 3 benefícios de montar um quebra-cabeça

Você conhece os benefícios de montar um quebra-cabeça para nossa saúde mental? A atividade que é barata, pode ser realizada em grupo (ou de forma solo) e não requer nenhum dispositivo digital para ser praticada, pode ajudar você a deixar a sua mente em “forma”.

Além de manter-se em movimento, praticar esportes ou realizar exercícios regulamente, é importante cuidar do seu cérebro. Afinal, o órgão controla e regula várias funções do nosso corpo, como aprendizado, memória e pensamento.

Listamos a seguir 3 benefícios de montar um quebra-cabeça para pessoas de todas as idades. Confira!

Aprimora as habilidades cognitivas

Quebra-cabeças são estimulantes e desafiadores. A atividade aperfeiçoa nossa capacidade de resolução de problemas, estimula a concentração e o raciocínio. Além disso, auxilia no desenvolvimento de habilidades visuoespaciais, uma vez que nos faz reconhecer padrões, cores e formas – e ainda nos força a analisar, comparar e antecipar resultados.

Desenvolve e fortalece a coordenação motora

Montar um quebra-cabeça desenvolve e fortalece a coordenação motora de crianças e idosos, respectivamente. A atividade trabalha coordenação entre olhos e mãos para que as peças sejam encaixadas corretamente. Para mais, estimula a coordenação motora fina, importante para a realização de atividades importantes para a autonomia, como escrever, amarrar cadarços, manusear talheres etc.

Desenvolve as habilidades sociais

Quebra-cabeças podem ser montados sem a presença de outras pessoas. No entanto, os jogos podem ser uma forma saudável de estimular a capacidade de relacionamento interpessoal. A atividade é benéfica para a socialização, pois promove interação, competição e cooperação com o próximo.

Agora que você já conhece os benefícios de montar um quebra-cabeça, entendeu que a atividade não é só um mero passatempo –  a prática desenvolve diversas habilidades e, além de divertida, é indiscutivelmente positiva para todas as idades!

Você gostou do post de hoje? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais para conferir mais novidades: estamos no Facebook e Instagram. Acompanhe a Spellbox por lá!

Queremos saber a sua opinião